Qualificações
A Psico Nova, em parceria com diversos planos de saúde, seguradoras e associações, vem conquistando há 20 anos, espaço no mercado para atuar na área da Psicologia, proporcionando bem-estar e a qualidade nos serviços oferecidos às pessoas que se interessam em cuidar da saúde mental.
O serviço de Psicologia visa atender crianças, adolescentes e adultos que necessitam de um auxílio especializado para lidar com os problemas que surgem nas várias situações da vida como: relacionamentos afetivos, saúde em geral, estudo e carreira profissional, família e convívio social.
A Psicologia Clínica é valiosa na área da saúde, pois apresenta uma visão integrada do ser humano em suas dimensões psíquica, orgânica, social e espiritual. Mente e corpo funcionam simultaneamente, não estão separados. O ser humano é psicossomático por natureza, pois as doenças podem se manifestar tanto no corpo como na mente, sofrendo das interações do mundo interno e do ambiente externo. Sendo assim, a mente, participa não somente da formação de muitas doenças, como tem um papel fundamental para sua recuperação.
Na Psicologia Clínica, o psicoterapeuta utiliza métodos, técnicas através da teoria pela qual se identifica no seu processo de formação profissional. As possibilidades de abordagens de trabalho podem ser:
• Psicoterapia Psicodinâmica (Psicanálise e Analítica)
• Psicoterapia Cognitivo Comportamental (Behaviorismo)
• Psicoterapia Humanista (Gestalt)
• Psicoterapia Sistêmica
O processo psicoterápico é um ambiente favorável ao crescimento e amadurecimento, de tempo e espaço para se criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo de construção e potência interna psíquica.
Neste processo é possível compreender e mudar os padrões de relacionamento interpessoal, onde as dificuldades vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos que possibilitam a ocorrência de inúmeras doenças.
A Psicoterapia também favorece um espaço de aprendizado, com instrumentos e técnicas de conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Sendo fundamental, em situações de desestruturação, decorrente de crises ou casos de imaturidade psicológica, quando a pessoa se sente verdadeiramente inapta para lidar com os enfrentamentos e dificuldades em sua vida.
• Transtornos de personalidade como borderline, esquizoide, paranoide, etc.
• Conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico.
• Elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, separações, perdas e crises profissionais) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa e envelhecimento).
– Psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos
– Plantão Psicológico
– Psicoterapia On-line
– Psicoterapia Casal e Familiar
– Orientação Escolar
– Psicodiagnóstico
– Avaliação Neuropsicológica
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia – RESOLUÇÃO CFP N° 002/2004
Reconhece a Neuropsicologia como especialidade em Psicologia
Art. 3° – A especialidade de Neuropsicologia fica instituída com a seguinte
definição:
“Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da
cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o
enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.”
Afinal, o que é avaliação neuropsicológica?
Texto escrito por Tathiana Santana Uehbe Picciano, 2024
A avaliação neuropsicológica é uma técnica que visa compreender o funcionamento das funções mentais e cerebrais, abrangendo aspectos como atenção, memória, linguagem, resolução de problemas, organização, planejamento e habilidades aritméticas. Sendo um método de investigação diagnóstica do funcionamento cerebral que mapeia o perfil e alterações cognitivas e comportamentais de cada indivíduo. Nesta investigação é possível identificar alterações na interpretação ou execução de tarefas e que podem (ou não) estar associadas a quadros neurológicos e transtornos neuropsiquiátricos.
Quem pode realizar uma avaliação neuropsicológica?
Somente um profissional especializado que seja capaz de quantificar e qualificar o raciocínio de hipóteses diagnósticas, a natureza e o grau de alterações cognitivas e o impacto destas nas atividades da vida diária.
Como é realizado a avaliação neuropsicológica?
É realizado a partir de uma boa anamnese com a pessoa que será submetida ao processo, no caso pode ser necessário colher informações junto aos familiares e dependendo da demanda é indicado conversar com o médico que realizou a indicação ou a instituição (como uma escola). Após, essa etapa começa o processo de aplicação dos instrumentos psicológicos que serão utilizados na avaliação neuropsicológica (como questionários, testes e escalas psicológicas). Todo esse processo engloba uma análise, quantitativa e qualitativa, para formular o raciocínio de hipótese diagnósticas. Ou seja, os sintomas que o individuo apresenta e que podem estar afetando algumas áreas da sua vida, como afetivo relacional, produtividade, social e orgânico.
Importante os testes psicológicos utilizados precisam estarem aprovados pelo SATEPSI – Conselho Federal de Psicologia
https://satepsi.cfp.org.br/faq.cfm
Quanto tempo dura uma avaliação neuropsicológica?
Depende da demanda de cada indivíduo. Demanda, entende-se o motivo que o médico indicou a avaliação neuropsicológica. O tempo de avaliação neuropsicológica varia dependendo de cada caso. Em geral, o tempo de duração pode ocorrer de 06 a 10 sessões.
Qual é a importância de uma avaliação neuropsicológica?
É fundamental para avaliação diagnóstico de transtornos cerebrais e psiquiátricos. Além de ajudar a identificar alterações cognitivas e comportamental que podem resultar de desordens neurológicas.
Desse modo a avaliação neuropsicológica se torna uma bússola que pode orientar o tratamento adequado com base nos resultados obtidos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Neuropsicologia Clínica. 2ª Edição. Org. Eliane C. Miotto, Mara CS Lucia, Milberto Scaff. Editora Roca -Grupo Gen, 2017
Site acessado 01/08/2024 – https://site.cfp.org.br/conselho-federal-lanca-publicacao-sobre-neuropsicologia/