Por Tathiana Santana Uehbe Picciano, 2020.
A psicoterapia pode ser presencial ou on-line. Em tempos atuais, a Psicoterapia On-line vem sendo uma alternativa para as pessoas que não estão com disponibilidade de frequentar o consultório, mas estão dispostas a realizar um processo psicoterápico no conforto da sua casa, em uma viagem ou, até mesmo, no intervalo da vida em que desejar.
As diferenças entre as psicoterapias presencial e on-line é o recurso da informática, sendo necessário o uso de uma boa conexão da internet através do computador, smartphone, tablet ou ipad.
Conforme, a resolução do Conselho Federal de Psicologia de novembro de 2018 que regulamenta a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação, somente, o profissional cadastrado E-PSI pode realizar o atendimento psicológico on-line.
A tecnologia utilizada deverá guardar coerência e fundamentação na ciência e nos parâmetros éticos do Conselho de Psicologia. O atendimento, precisa se fundamentar, inclusive nos registros da prestação do serviço, se a tecnologia utilizada é tecnicamente adequada, metodologicamente pertinente e eticamente respaldada.
Há critérios de indicações clínicas para psicoterapia on-line que devem ser muito bem analisadas pelo profissional, pois nem todo cliente pode ser indicado a realizar essa modalidade de atendimento. O profissional deve informa ao cliente a plataforma (como Skype e WhatsApp) e o recurso tecnológico (por exemplo, vídeo conferência) utilizado na sessão, que deve ser de uso privado a ambos.
O sigilo profissional, um local seguro, silencioso e sem interferências faz parte deste novo cenário para o processo psicoterápico.
Referência Bibliográfica
https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/