Por Tathiana S. Uehbe Picciano, 2018.
Em algum momento da vida, o ser humano pode se deparar com dificuldades na sua existência, seja nas áreas afetivo relacional, profissional, escolar e saúde. Tais dificuldades podem se manifestar como crises existenciais, distúrbios de comportamento e conflitos emocionais.
A Psicoterapia permite que o ser humano entra em contato com seu mundo interno, muitas vezes desconhecido, podendo causar sintomas e sofrimentos físicos e psíquicos.
A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de relacionamento interpessoal. Sabemos que o ser humano, nasce, cresce e vive em ambientes vinculares. Destes ambientes dependem seu bem-estar e suas realizações na vida.
Entendo que a base de uma boa psicoterapia, está no vínculo terapêutico e, dentro de um espaço potencial, que permita a revelação do seu mundo interno. A meu ver este clima favorece o amadurecimento emocional e singular do indivíduo que procura ajuda para o alívio do seu sofrimento.
“Mesmo coisas que parecem completamente esquecidas estão presentes, de alguma maneira e em algum lugar, havendo sido simplesmente sepultadas e tornadas inacessíveis ao sujeito”
(Freud 1937, p.277).